terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Gymnema Sylvestre GS4

Mais um fármaco natural que me indicaram para inibição de apetite...

Gymnema Sylvestre GS4
Porpriedades/Aplicações


É um extrato seco a 75%, das folhas da Gymnema sylvestre, planta da família Asclepiadaceae, natural das florestas tropicais das áreas central e sul da Índia, e também na África. Seu uso já fora descrito, como diurético, adstringente, tônico, estimulante cardíaco, circulatório e urinário, entre outros. Pesquisas mais específicas, no entanto, demonstraram que as folhas da Gymnema sylvestre, possuem entre outras substâncias, o Ácido Gimnêmico, farmacologicamente ativo, responsável pelas propriedades hipoglicemiantes, anti-diabéticas e adaptogênicas da planta. A Gymnema sylvestre é portanto, capaz de reduzir a concentração de glicose (glicemia), mediada por estímulo direto à liberação de insulina, ou estímulo de um ou mais hormônios entéricos, responsáveis pelos sinais insulinogênicos, promovendo assim, consequente liberação de insulina.

Como resultado da atividade insulinotrópica da Gymnema sylvestre, há um aumento da atividade de enzimas insulino-dependentes, favorecendo a predominância do processo de glicólise sobre a gliconeogênese (formação de glicose ou glicogênio a partir de substratos que não são carboidratos). E ainda, através de sua propriedade adaptogênica, promove-se a homeostase da glicose sanguínea, pelo aumento dos níveis de insulina sérica, por regeneração/reparo das células beta das ilhotas de Langerhans no pâncreas, responsáveis pela produção e secreção interna de insulina. O desequilíbrio do metabolismo de açúcares e gorduras do organismo, que ocorre na diabetes devido à baixa performance da insulina, é um dos principais mecanismos que resultam na polifagia (descrita na diabetes), bem como na deposição excessiva de gordura no organismo. A Gymnema sylvestre é indicada como um nutriente auxiliar em indivíduos obesos, particularmente aqueles que desenvolveram a diabetes na maturidade (tipo II). Melhorando a sensibilidade do organismo à insulina e corrigindo a resistência à insulina, a Gymnema sylvestre pode reduzir a gordura corporal e aumentar a termogênese, mecanismo auxiliar na perda do excesso de peso. Além disso, o efeito insulinotrópico da Gymnema sylvestre, pode levar a um efeito redutor do apetite, incluindo a diminuição do apetite por doces. Gymnema sylvestre é portanto, indicado como adjuvante no controle da obesidade e manifestações decorrentes, na regulação dos metabolismos de açúcares e gorduras do organismo. Também tem importância na terapia da diabetes, auxiliando no retardo das complicações secundárias ligadas à mesma.
Aspecto Pó verde higroscópico, de sabor amargo
Solubilidade Solúvel em água e soluções hidro-alcoólicas
Dosagen usual É indicado por via oral em doses de aproximadamente 150 mg/dia, divididas em 2 vezes; podendo chegar até 400 mg, dependendo do caso.
Observações Por ser natural, este extrato de Gymnema sylvestre não apresenta efeitos colaterais tóxicos, como os resutantes do uso de drogas anorexígenas, ou hipoglicemiantes orais. Não oferece risco de crises hipoglicêmicas refratárias, que podem levar ao coma e morte. Também não causa complicações cardiovasculares.
Douglas Batista
Infectologista /Clínico(a) Geral
http://www.pharmacotecnica.com.br/?:=materia_prima&tt=atd&i=G&c=220

Nenhum comentário:

Postar um comentário